Gestalt-terapia e Abordagem Gestáltica

12/03/2020 12:41

 Fritz Perls (1893-1970), o fundador da Gestalt-terapia.

A Gestalt-terapia se consolidou como contribuição teórica para abordagem em psicologia clínica por volta dos anos 50 do século XX. De lá para cá muitas coisas aconteceram no terreno da intervenção em saúde mental e atenção clínica ao sofrimento humano.

Em sua época, a Gestalt-terapia trouxe à tona a reflexão sobre o potencial humano, sobre saúde versus adoecimento, colocando em cheque as visões clássicas de psicopatologia de sua época. Foi o advento da Gestalt-terapia que contribuiu significativamente para as práticas clínicas humanistas, existenciais e fenomenológicas no âmbito da psicoterapia e outras formas de acolhimento ao sofrimento humano.

Entender a epistemologia da clínica psicológica nos ajuda a compreender como agimos no cuidado à saúde mental das pessoas. A formação de bons gestalt-terapeutas e profissionais da área é uma das ações do presente projeto.

———————————————-

Este site faz parte das atividades do KOAN – Laboratório de Psicologia da Saúde e do Desenvolvimento Humano, vinculado ao Departamento de Psicologia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). https://koan.paginas.ufsc.br/